quinta-feira, 30 de julho de 2009

A roubadora de livros


Olá!

Bom agora já é dia 31... mas queria deixar registrado meus Parabéns ao Rodrigo que completou quase duas décadas de vida ontem (dia 30)! Feliz 19 anos, muuitas felicidades! :D

Estive pensando no que eu iria falar no meu post então optei por falar de um livro...

A menina que roubava livros de Markus Zusak (editora Íntriseca), pois é, esteve na lista de mais lidos por bastante tempo e ainda é um dos mais vendidos.

É excelente! Apesar de ter levado bastante tempo para terminá-lo, ele realmente prende e surpreende os leitores... quem já leu sabe do que estou falando, vale a pena.

Fiquei sabendo que irão fazer um filme baseado no livro, vamos aguardar mais informações sobre, vale pensar em quais serão os atores ideais para cada papel ...

Segue a sinopse do livro.


Entre 1939 e 1943, Liesel Meminger encontrou a Morte três vezes. E saiu suficientemente viva das três ocasiões para que a própria, de tão impressionada, decidisse nos contar sua história, em 'A menina que roubava livros '. Desde o início da vida de Liesel na rua Himmel, numa área pobre de Molching, cidade desenxabida próxima a Munique, ela precisou achar formas de se convencer do sentido de sua existência. Horas depois de ver seu irmão morrer no colo da mãe, a menina foi largada para sempre aos cuidados de Hans e Rosa Hubermann, um pintor desempregado e uma dona-de-casa rabugenta. Ao entrar na nova casa, trazia escondido na mala um livro, 'O manual do coveiro '. Num momento de distração, o rapaz que enterrara seu irmão o deixara cair na neve. Foi o primeiro dos vários livros que Liesel roubaria ao longo dos quatro anos seguintes. E foram esses livros que nortearam a vida de Liesel naquele tempo, quando a Alemanha era transformada diariamente pela guerra, dando trabalho dobrado à Morte. O gosto de roubá-los deu à menina uma alcunha e uma ocupação; a sede de conhecimento deu-lhe um propósito. E as palavras que Liesel encontrou em suas páginas e destacou delas seriam mais tarde aplicadas ao contexto da sua própria vida, sempre com a assistência de Hans, acordeonista amador e amável, e Max Vanderburg, o judeu do porão, o amigo quase invisível de quem ela prometera jamais falar. Há outros personagens fundamentais na história de Liesel, como Rudy Steiner, seu melhor amigo e o namorado que ela nunca teve, ou a mulher do prefeito, sua melhor amiga que ela demorou a perceber como tal. Mas só quem está ao seu lado sempre e testemunha a dor e a poesia da época em que Liesel Meminger teve sua vida salva diariamente pelas palavras, de nossa narradora. Um dia, todos irão conhecê-la. Mas ter a sua história contada por ela é para poucos. Tem que valer a pena.


Então é isso, deixo minha sugestão de leitura e um até logo .


Gabriela, MtF!

4 comentários:

  1. Ótima sugestão!
    Gostei muito do post.
    E obrigado pela parabenização, rsrs.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Rodrigo, vim ao blog, tal como prometido.
    Não comentei no seu post, pois não entendo nada de anime, portanto comentarei aqui.

    Li esse livro, e sim, é de fato uma leitura agradável e boa de se fazer, além de nos dar a importância da leitura na vida de uma pessoa, do mesmo modo que "Balzac e a costureirinha chinesa" - porém, neste tal aspecto é mais marcante e evidente - ademais da situação inopinada ao pôr uma personagem tendo sua história narrada pela morte.

    Para mim, há um pensamento muito bom nesse livro no qual a morte relata o final da história, muito antes do fim, e conclui dizendo que na vida, portanto nas histórias de cada um, o importante é o meio e de como elas se desenrolam.

    Até mais.

    ResponderExcluir
  3. Obrigado pela visita, Danilo! E não se importe quanto ao post, imagino que nem todos entendam de anime =D

    Mas falando no livro, concordo com o dito, é uma leitura muito agradável e, para mim, foi uma experiência excepcional. Não entendo o porquê, porém gostei demais da maneira como a morte o narra. É diferente do tradicional. Esse livro me encanta!

    Quanto ao livro que você citou, nunca li. Vou procurar por ele...

    Apareça mais por aqui. Prometo que toda semana terá, no mínimo, um post novo.

    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  4. Esse livro de fato é sensacional, prende sem dúvida o leitor, embora eu ainda não tenha terminado. Contudo, desde já pude tirar tais conclusões. Òtima recomendação, beijos!

    ResponderExcluir