terça-feira, 13 de outubro de 2009

"Mas que é a vida senão uma combinação de astros e poços, enlevos e precipícios?"


Olá, galera!

Eu sei que esse papo já está virando rotina, porém, não consigo evitar: desculpem pela demora na postagem. Estou em período de provas e estou ficando doido por isso, rsrs.

Mudei uma centena de vezes o assunto do post de hoje. Já pensei em escrever de tudo. No entanto, me veio à cabeça um livro que li recentemente e é sobre ele que falarei.

Ressurreição foi o primeiro romance publicado de Machado de Assis, no ano de 1872. Ele pertence à sua primeira fase de trabalho, conhecida como fase romântica. Contudo, desde essa primeira história, ele já demonstrava seu caráter crítico e extremamente observador quanto ao comportamento humano. Ao longo de todo o romance, pode-se sentir seu sarcasmo e suas "brincadeiras" com o destino de suas personagens e com a emoção do leitor.

É claro que por ser um escritor predominantemente realista, sua fase romântica foi recheada de muita ironia, em contraste com a escola romântica da época, a qual apregoava um texto dramático, exagerado e não condizente com a realidade.

Longe de repudiar o romantismo, estou apenas colocando o ponto de vista daqueles que eram contra esta forma de escrita.

Voltando ao escrito em questão, é um belo texto com um desenrolar digno do criador de Capitu e Bentinho. Por ser seu primeiro livro, está longe de ser tão bom quanto Dom Casmurro ou Memórias Póstumas de Brás Cubas, entretanto, é bastante notável sua iniciante aptidão para as letras.

Fica a dica: quem se interessar, o livro pode ser encontrado gratuitamente, assim como toda a obra de Machado, no site http://www.dominiopublico.gov.br/

Um grande abraço a todos e até o próximo post.

Rodrigo, MtF!

P.S.: O título do post é uma das frases que o protagonista diz ao longo da história. Só por ela, já dá para saber que esse não é um típico livro romântico.

Um comentário:

  1. Olá Rodrigo!
    Eu já "degustei" Dom Casmurro e o Memória Póstumas - dois grande livros - mas não tive ainda a oportunidades de ler o Ressurreição. O que farei logo, aproveitando (e agradecendo grandemente) o link do site. E voltarei aqui para deixar minha impressão do mesmo.
    Obs.: Obrigada pela visita e boa semana para você também. Ah! Está lá a resposta...seu comentário me deixou uma grande responsabilidade, espero que esteja ao menos próxima de sua espectativa.
    Beijo!

    ResponderExcluir